Só falar Inglês já basta para viajar?

revolução-1905

Onde está o seu Inglês agora?

O número de pessoas que querem viajar de uma forma independente e única é ainda maior do que eu esperava.

Não basta ter apenas dinheiro, tempo e vontade. A comunicação é importante quando se fala em viajar, desde a compra da passagem aérea até a chegada no aeroporto.

Assim, quando se fala em viagens internacionais, as pessoas se matriculam em um curso de inglês ou têm aulas particulares, sejam elas presenciais ou online.

Mas será que se eu só aprender inglês já está bom?

O Inglês é a língua dos negócios, é a língua que sempre vai ser falada internacionalmente e todos vão se entender… Bem, assim como o Português no século XVI e o Francês no século XIX também eram as línguas universais.

#sarcasmo

Quando o Inglês já é o suficiente

Na minha opinião, falar inglês já está ótimo para viajar segundo o perfil de viajante abaixo:

  • Você é uma pessoa sem tempo para conhecer todos os lugares e pessoas do lugar. Por exemplo, você está viajando até uns 15 dias e só quer conhecer os principais pontos mesmo.
  • Você vai se hospedar em hotéis ou hostels.
  • Você vai comer em restaurantes ou lanchonetes.
  • Você vai fazer passeios guiados por guias falantes de Português ou Espanhol. Ou mesmo em “Inglês para gringo.”
  • Você simplesmente não vê sentido em conhecer pessoas do lugar ou não tem paciência/tempo para aprender a língua deles.
  • Você acha que todo mundo do lugar que você vai fala Inglês. Ou deveria falar.
  • Você está com sua família.

Melhores destinos para viajar sabendo Inglês

Países falantes da Língua Inglesa ah jura?, Europa Ocidental de Portugal a Alemanha, Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia. Nesses lugares você pode se comunicar em Inglês nos principais pontos turísticos. Se você falar com as pessoas na rua, muitas delas vão falar Inglês, pelo menos o básico… Direções, onde comer, onde fica o hotel etc.museu-de-belas-artes-pushkin

Não se preocupe. Pelo menos o mínimo você vai conseguir se virar.

Quando o Inglês não é o suficiente

Em contrapartida, se você se encaixar neste perfil, recomendo que você aprenda pelo menos um pouquinho da língua local. Dependendo do tempo de viagem, não precisa de muito vocabulário:

  • Você é alguém que tem muito tempo de viagem. Alguém que largou o emprego e resolveu fazer um mochilão ou que acabou um intercâmbio e quer conhecer outros lugares perto.
  • Você vai se hospedar em hostels e quer interagir com outros hóspedes. Nem todo mundo em hostel é gringo.
  • Você pretende fazer a própria comida ou comer em lugares que não sejam nem um pouco turísticos. Tipo um bairro afastado do centro.
  • Você vai conhecer a cidade/lugar sozinho ou mais uma pessoa.
  • Você acha legal falar uma outra língua além do Inglês.
  • O país no qual você vai viajar faz parte do “Terceiro Mundo”. Algumas pessoas vão saber falar Inglês, mas 99.9% não vai. Se elas sabem Inglês, é possível que saibam um “Inglês macarrônico”. Ou seja, sem muita interação e com fórmulas prontas (You go there, after go right…).
  • Você quer ter momentos interessantes. ou seja aventura
  • Você vai viver no país, nem que seja por um tempo.

Eu geralmente não concordo com o lema “está no meu país tem que falar minha língua.” Aconteceu agora nas Olimpíadas do Rio um caso de uma mulher que se recusou a falar Inglês com um estrangeiro porque ele não falava Português. Existem casos e casos. Se comportar desse jeito não é uma questão de nacionalismo, mas de educação mesmo.

Se a pessoa está viajando por um, dois dias ou um período curto de tempo, não existe muito sentido em ela falar a língua local. A não ser que queira, obviamente.

Conclusão

Você pode sim se virar só falando Inglês lá fora. Talvez você não conheça o lugar e o pessoal 100%. Mas se essa não for sua intenção ou a situação, não tem problema.

Agora é a sua vez

Qual seu perfil de viagem? Tem alguma história que nem o Inglês te salvou na hora? Compartilhe com a gente.

Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e curtir a página no Facebook.

Ou se inscreva no site para receber gratuitamente as novidades!

Comentários

comentários