Kazan – Vestígios dos mongóis na Rússia.

snow_kazan
Eu e o “Papa Valeriy” em Kazan’. Nesse dia eu caí 32 vezes em uma hora, andando de ski.

Imagine viver em uma cidade grande com um charme de cidade pequena, onde a cultura muçulmana e cristã estão lado-a-lado todos os dias? Esse clima de tolerância e paz se encontra em Kazan, na Rússia. Kazan é a capital da República do Tartaristão e fica “às portas da Sibéria”. Cria-se aí mais uma razão para dar uma paradinha nessa cidade, ainda mais se você planeja fazer a Rota Transiberiana.

Origens e Kazan moderna

Kazan é uma cidade muito antiga, e existe um debate para decidir se foram os povos nômades como búlgaros e kyptcháks ou os mongóis que a fundaram . Os mongóis chegaram na região do rio Volga por volta do século XIII e conquistaram os povos que viviam ali.

Logo depois, partiram para o norte rumo aos principados russos. Os mongóis se misturaram com os povos da região e ficaram conhecidos  como tártaros. A nação que se formou ficou conhecida como Horda Dourada, e era o destacamento mongol na Rússia.

Os russos, ao contrário dos búlgaros e outros povos, não foram anexados pelos tártaros. Ao invés disso, tinham que pagar tributos e mandar tropas para a Horda. Com o passar dos anos, revoltas internas e a ascensão da cidade de Moscou fizeram a Horda Dourada entrar em declínio, e os russos se livraram do jugo mongol por volta de 1480.

Kazan e a Horda Dourada finalmente caíram na metade do século XVI, no reinado de Ivan IV, O terrível. Durante o governo soviético, a religião foi perseguida pelo governo, em especial o Islã.qul-sharif

Assim, metade da cidade é muçulmana e a outra cristã, sendo eles tártaros e russos, respectivamente.

A população da cidade é muito atenciosa e curiosa, especialmente ao ver um latino-americano pela cidade. Kazan não é conhecida fora da Rússia e o pessoal que vai se aventurar na rota para a Sibéria geralmente para em Ekaterimburgo ou Novossibírsk.

Muitos muçulmanos não praticam de fato a religião, apesar de saberem recitar o Alcorão e os ritos do Islã. Poucas mulheres usam o véu e os homens bebem vodka. É muito comum ver um cristão casado com uma muçulmana, e vice-versa, e os dois praticarem sua religião.

Uma muçulmana que se casa com um cristão, segundo uma interpretação do Islã Sunita, não é de fato uma muçulmana. As pessoas na cidade parecem não se importar muito com isso. O que importa para elas é a crença em uma força maior, a paz e o respeito entre todos.

Lugares para visitarkazan-metro

  • Visite o Kremlin de Kazan. Sim, Kazan também tem um Kremlin. Kreml’ em russo significa algo como “fortaleza” e muitas cidades no país possuem um. Lá também você encontra a mesquita Qul Sharif‘, a principal da cidade. Qul Sharif foi um dos líderes da resistência da cidade contra os russos de Ivan IV.
  • Conheça a parte histórica da cidade, dividida pelo canal do rio Volga. Diversos prédios soviéticos e modernos se encontram lá.
  • Coma Öçpöçmáq (Étchpétchmác). Depois que você aprender a dizer esse palavrão, aproveite o melhor da culinária tártara. É algo entre uma esfiha e uma empanada, podendo ser coberta com caramelo e é servida com sopa de peixe cremosa ou chá verde.
  • Se quiser estudar ou simplesmente conhecer, vá até a Universidade Federal de Kazan’. Seu aluno mais ilustre foi Vladímir Ulyánov Lênin.
  • Passeie pelo calçadão do centro de Kazan (Baumanskaya). Existem muitas lojas turísticas e a torre inclinada.baumanskaya-kazan
  • Assista um jogo de futebol no Arena Kazan, sede da Copa de 2018. É o estádio do Rúbin Kazan, um dos maiores da Rússia.rubin-kazan
  • Ande no novo metrô da cidade. É moderno, lindo e existem anúncios em russo, tártaro e inglês.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Língua Russa, clique aqui para baixar gratuitamente o ebook Vocabulário Fundamental do Russo.

Compartilhe no seu perfil

Comentários

comentários